Independencia - Blog - Notícia ANS - ANS divulga resultados da implementação da norma

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vem aderindo algumas medidas para alcançar maior rapidez, serventia e efetividade em suas vigilâncias, para resguardar o beneficiário de plano de saúde. A mais notavél, é a Resolução Normativa nº 388 – que proporcionou grandes mudanças nos procedimentos adotados pela ANS para organização de suas ações de supervisionamento, tendo como objetivo a racionalização do processo administrativo sancionador da Agência.

A regra vigora desde fevereiro de 2016, fez um sistema que induz a operadora a solucionar velozmente a demanda do beneficiário e estabelece que as operadoras de planos de saúde que não cumprirem a legislação e as regras serão autuadas automaticamente.

De acordo com estudos da ANS, verificou-se que, antes da norma 75% das demandas não assistenciais eram arquivadas por insubsistência de indicativos de infração. Depois da vigência da Resolução Normativa, logrou-se índices de resolutividade mais altos, alcançando nos primeiros cinco meses de 2016 o numero de 90,43%. Logo, do total de 42.445 diligências analisadas 30.888 (77%) foram solucionadas ainda na fase eletrônica, enquanto que as 9.460 (23%) restantes passaram por análise fiscalizatória.



POR INDEPENDÊNCIA